Nossa História com a UFF

O IEESC inicia sua história com a UFF quando em 2012, o Professor Dr Sávio Freire Bruno do Programa de Pós-Graduação Clínica e Reprodução Animal da Universidade Federal Fluminense convida o Professor Sérgio Leme da Silva da Universidade de Brasília, visto a sua experiência com pesquisas sobre os efeitos do enriquecimento ambiental aplicado em animais silvestres, demonstrada nas produções de pesquisas desenvolvidas no Projeto Bichos Vivos da UnB em parceria ao IEESC, para compor banca avaliadora da dissertação de mestrado desenvolvida pela mestranda Camila da Silva Longo sob a orientação do Professor Dr. Sávio F. Bruno que desenvolveu o estudo “Estudo hematológico e etológico de micos-de-cheiro (Saimiri sciureus Linnaeus, 1758) submetidos a enriquecimento ambiental defendida em 2012, no referido programa da UFF, estudo realizado no bioterio de primatas da Fio Cruz dirigido pelo biólogo Miguel Brucki que, capacitado anos antes em 2006, em um curso sobre enriquecimento ambiental no Congresso de Etologia em Brasilia DF de título “Contribuição da Psicologia, da Etologia e da Neurociência para os estudos de Bem Estar Animal e Enriquecimento Ambiental” proferido pelo Prof. Dr. Sérgio Leme da Silva.

A partir desse contato em 2012 os Professores Sávio Bruno e Sergio Leme fecham parceria junto aos dos trabalhos do IEESC criando uma abertura para convidar alunos da UFF que se interessassem em participar das atividades de campo oferecidas também para os alunos da UnB junto a disciplina Comportamento Animal, de forma que de 2012 a 2014, durante 4 semestres, IEESC organizou e com êxito levou junto com os alunos da UnB, partindo de Brasília, os alunos da UFF para capacitação de trabalho de campo visitando ONGs e Parques Ecológicos já referidos no Projeto Bichos Vivos, como Tamar e Baleia Jubarte. As atividades parceiras se encerram em 2014 quando Professor Sérgio Leme se transfere da UnB para UFSCar.

Em 2018, quando o IEESC se constitui na UFSCar, a parceria com a UFF é retomada, porém com características de trabalho diferente. A partir de 2018 o IEESC passa a iniciar a retomar o convênio, para em assembleia on line, em 2020, nomear o Prof. Dr. Sávio Freire Bruno como Coordenador Técnico de Pesquisas em Meio Ambiente juntamente com o Biológo e Doutor Matheus Gonçalves Reis formado pela UFSCar. A partir de então começa a se desenvolver o Projeto Distribuição Fauna Brasil coordenado pelo Professor Sávio, onde o IEESC se compromete a auxiliar e trabalhar a distribuição dos Vídeos no Fauna Brasil em seus projetos Biodiversidade e Escola de Educação Ambiental Inclusiva -EEAI.