PROJETO GIRINOS

Os anfíbios são considerados importantes bioindicadores das condições ambientais devido à sua alta sensibilidade às alterações nos ecossistemas. Em suas fases iniciais de desenvolvimento, os anfíbios apresentam alta vulnerabilidade a diferentes fatores de impacto, situação que pode gerar variações drásticas nas populações nativas em escala local e regional. A maior parte dos estudos científicos sobre os anfíbios focam em indivíduos adultos, motivo pelo qual o conhecimento sobre os girinos ainda é comparativamente menor. O presente estudo tem como objetivos: (i) a revisão bibliográfica do estado do conhecimento sobre os girinos de espécies que habitam o Cerrado da região central do estado de São Paulo; e a (ii) execução de pesquisa de campo com foco nas espécies com pouca ou nenhuma informação na literatura acadêmica sobre seus girinos, em termos de caracterização morfológica, aspectos do desenvolvimento, habitats preferenciais na fase inicial de desenvolvimento e influência da sazonalidade, incluindo variações com origem nos processos de mudanças climáticas.

Este projeto está em elaboração, sendo previsto o início da revisão bibliográfica para julho de 2021 e das atividades de pesquisa em campo para outubro de 2021, no começo da estação chuvosa quando se inicia a atividade reprodutiva da maioria dos anfíbios do Cerrado

Responsável Biól. Dr. William Pinheiro da Costa (Pesquisador voluntário e Representante supleten do Conselho Consultivo da Estação Experimental e Ecológica de Itirapina – IEESC) Integrantes Biól. Dra. Carolline Zatta Fieker (Pesquisadora voluntária do IEESC)