A vegetação nativa continua a ser degradada e suprimida, mesmo sabendo que as plantas podem oferecer inúmeros benefícios para os seres humanos. Ambientes arborizados e fragmentos de floresta oferecem, gratuitamente, diversos serviços ecossistêmicos, como a melhoria da qualidade do ar por meio da retenção de poluição e produção de oxigênio, a regulação microclimática, a retirada de carbono da atmosfera, a manutenção do ciclo hídrico promovendo maior qualidade e disponibilidade de água, além contribuir com aspectos estéticos do meio urbano e oferecer áreas para lazer e atividades físicas em meio à natureza. Nesse contexto, o projeto tem como objetivos: (i) avaliar a oferta de serviços ecossistêmicos pela vegetação urbana de São Carlos; (ii) avaliar os impactos positivos da ampliação da cobertura da vegetação urbana; (iii) identificar métodos de baixo custo para ampliação das áreas verdes; (iv) divulgar dados científicos sobre os serviços ecossistêmicos e seus benefícios para a educação e bem-estar da população; e (v) incentivar o plantio de espécies-chave para oferta de serviços ecossistêmicos em áreas urbanas, com uso de material didático de amplo acesso pela comunidade de São Carlos, estado de São Paulo. As etapas iniciais deste projeto foram desenvolvidas durante o doutoramento do pesquisador Bruno F. Lessi, com orientação do Prof. Dr. Manoel Martins Dias (DEBE-UFSCar) e co-orientação do Prof. Dr. Matheus G. Reis (IEESC e Esfera Ambiental), descritos pelos objetivos de pesquisa (i) e (ii). Atualmente, o projeto se encontra em desenvolvimento por meio do IEESC para cumprir os demais objetivos (iii e iv), de modo a contribuir com ações práticas de conservação da biodiversidade, educação ambiental e promoção do bem-estar social a partir da arborização urbana
Projeto Arborização Urbana do IEESC foi cadastrado em junho de 2021 junto a Assessoria da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Itirapina para ser executado junto as atividades da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação de forma a envolver a comunidade inclusive as escolas municipais com a participação do novo COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para efetivação de um cronograma de trabalho.
Responsável Biól. Dr. Bruno Flório Lessi (UFSCar)
Integrantes Biól. Milena Sciascio Ghidini (mestranda em Gestão Ambiental) (UFSCar) Biól. Dr. Matheus G. Reis (Coordenador de Pesquisas em Conservação do Meio Ambiente do IEESC e Esfera Ambiental)