PROJETO BIODIVERSIDADE

O Projeto Biodiversidade tem objetivo de promover a convivência e interações entre pessoas, animais e plantas. Tem como responsável técnico a bióloga Melissa de Freitas Silva (mestranda em Conservação da Fauna) (UFSCar) e os demais integrantes Biól. Dra. Carolline Zatta Fieker (IEESC) Biól. Dr. Matheus G. Reis (IEESC).

As pessoas sempre interagem com a biodiversidade, ainda que o contato possa não ser percebido. Essas interações são diversas e variam de acordo com o tipo de relação estabelecida, por exemplo, uma caminhada por uma área arborizada, oferta de alimento para aves, tentativa de impedir que maritacas façam ninho no telhado, extermínio de ratos e marsupiais, controle de insetos vetores de doenças (cuidados com a dengue, como exemplo específico), cuidados e manutenção de plantas em um vaso ou em um jardim, e muitos outros exemplos. As interações entre pessoas e biodiversidade podem ser benéficas apenas para um dos envolvidos, para ambos ou para nenhum. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo central a descrição e caracterização dessas interações, visando (i) a criação de material instrutivo para minimizar os impactos das relações em que há prejuízo para uma ou ambas as partes; (ii) material educativo que incentive as relações de benefício mútuo. Com uso da Educação Ambiental e da divulgação científica, vamos oferecer atividades, instrução prática e formação necessárias para as pessoas lidarem com situações cotidianas que podem ser um desafio (ex. gambás, serpentes, escorpiões e outros animais considerados indesejados que aparecem nas residências) e para ampliarem seu bem-estar com elementos da natureza (ex. manutenção de bebedouros de beija-flores, suplementação alimentar para fauna urbana, plantio em jardins, caminhadas e passeios educativos em áreas verdes). As ações do projeto, por meio do IEESC, foram iniciadas em novembro de 2020, com amostragem de fauna e flora em áreas urbanas visando a caracterização das comunidades que habitam áreas com maior densidade populacional humana, seguida da revisão bibliográfica e composição de um banco de dados. Para o ano de 2021, serão elaborados os materiais educativos com base nos dados coletados e posteriormente serão distribuídos para a comunidade, bem como para instituições de ensino e organizações que atuam na conservação da biodiversidade.

Responsável Biól. Melissa de Freitas Silva (mestranda em Conservação da Fauna) (UFSCar) e pesquisadora voluntaria do IEESC, outros integrantes Biól. Dra. Carolline Zatta Fieker (pesquisadora voluntaria do IEESC) Biól. Dr. Matheus G. Reis (pesquisador voluntário e coordenador dos projetos em conservação do meio ambiente do IEESC)